Fadiga Adrenal – Quando o Estresse Está Fora de Controle

17 out 2013,  Por Naturopatia News

O estresse não deve ser tido como um vilão da nossa saúde. Quando ele está sob controle, não chega a nos afetar significativamente. O problema é que a maioria das pessoas não tem um estilo de vida que coloque o estresse em um patamar aceitável. Como estamos quase sempre submetidos a cobranças,excesso de compromissos, falta de exercícios, alimentação inadequada e baixa espiritualidade, o estresse se torna uma preocupação e até um perigo para a nossa vida.

As glândulas supra renais, que são pequenas glândulas localizadas próximo aos rins, começam então a trabalhar cada vez mais, secretando os hormônios do estresse, em especial o cortisol e a adrenalina. Como eu afirmei anteriormente caso isso ocorra durante algum tempo, então o nosso organismo é capaz de dar conta dessa carga extra. Posteriormente, quando o estresse continua, ocorre um “colapso” das supra renais, que então passam a trabalhar menos para compensar essa excessiva carga ao qual foi submetida. Quando chega a esse ponto, as adrenais produzem menos cortisol. Isso é chamado de Fadiga Adrenal, uma doença que é muito comum, mas geralmente não é diagnosticada.

Segundo James Wilson, autor do livro “Adrenal Fatigue” as glândulas supra-renais executam diversas funções importantes, como por exemplo :

– Produção de energia (controla carboidratos, proteínas e conversão de gorduras em glucose)

– Equilíbrio eletrolítico e de fluídos nas células

– armazenamento de gordura

– produção de hormônios sexuais

Já o cortisol é um hormônio importante pois tem as seguinte funções :

– Regula o sistema nervoso central : humor, atividade elétrica, memória e clareza mental.

– É antiinflamatório

– Interfere na glicose de cérebro, prejudicando a memória quando está deficiente

Um outro grave problemas é que a maioria dos médicos desconhecem essa doença mesmo com todas as pesquisas e estudos comprovando a sua existência. O exame mais eficaz para diagnostica-la é realizado pela coleta da saliva, que mede o nível de cortisol no organismo. Os outros exames são ineficazes, por isso que o diagnóstico não é feito com precisão.

Outras causas da Fadiga Adrenal são traumas, toxinas, calor e frio extremos e uso excessivo de cortisona. Geralmente acontece alguma coisa na vida do indivíduo que afeta o equilíbrio do corpo emocional. O estresse pode ser cumulativo ao longo do tempo ou então pode ser também um muito intenso por um curto período. Se você acorda muito cansado, demora demais para levantar da cama, tem fadiga constante, não tolera o estresse do dia-a-dia e está se sentindo depressivo, então é um forte candidato a ter fadiga adrenal. Segundo o dr. Wilson os sintomas são :

  • Baixa tolerância ao stress
  • Letargia e fadiga (dificuldade em selevantar pela manhã ao acordar)
  • Sensibilidade à luz
  • Dificuldades com concentração e memória
  • Insônia
  • Hipoglicemia
  • Alergias
  • Sintomas da tensão pré-menstrual exacerbados
  • Infecções respiratórias e resfriados freqüentes
  • Depressão leve
  • Astenia muscular
  • Sonolência após situações de estresse
  • Tontura ao se levantar rapidamente de uma posição deitada

Tratamento da Fadiga Adrenal

 

1.Simplifique sua vida.Foque no mais importante, evitando excesso de atividades

2.Pratique o relaxamento regularmente

4.Aumente os períodos de descanso

5.Mude o seu estilo de vida : um estilo de vida adequado inclui boa alimentação, prática de exercícios e sono reparador.

6. Elimine açucar por 3 meses. Evite também o suco de fruta e as frutas secas

7.Adicione algumas pitadas de sal marinho*(diferente do sal de mesa comum) à comida(1/4 colher de chá). Evite alimentos ricos em potássio, para não contrabalancear o sódio(bananas, uva passa,figo,tâmara,laranja)

*sal marinho não é esse sal de cozinha comum que nos usamos no nosso dia-a-dia. Esse sal é rico em minerais e é bem mais saudável que o sal comum. Também é conhecido como sal do himalaia.

obs : Sal em excesso pode esgotar as reservas de potássio do corpo, portanto só use sal com supervisão médica

8.Coma alimentos com baixa carga glicêmica. Evite batatas, arroz branco, pão branco(assim como o trigo comum) e macarrão. Substitua por grãos integrais, arroz integral, batata doce, mandioca e fibras

9.Não exagere nas frutas, principalmente as mais doces. Elas são ricas em potássio, ao qual está em excesso na fadiga adrenal. Prefira a maçã e o limão; consuma de forma moderada

Suplementos : Ervas 

  • Alcacuz (algumas pessoas tem alergia, principalmente aquelas com alto nível de estrogênio)
  • Ginseng Siberiano

 

Suplementos para Fadiga e Falta de Energia 

Coenzima Q-10 : 150 mg

Acetil-L-Carnitina : 2000 mg (divididos em 2 x ao dia)

D-Ribose : 5 g

Vitamina C 

1ª opção :mix de ácido ascórbico, ascorbato de cálcio, ascorbato de magnésio, ascorbil palmitato : 2g a 4 g

Obs : Tenha cuidado para não usar os ascorbatos isoladamente para não ter sobredose de cálcio ou magnésio por exemplo.

2ª opção :ascorbato de sódio : 2 g

Marcas disponíveis :sourcenaturals, nowfoods e nutribiotic

Complexo B 

Vitamina B1(tiamina HCL)  :   100 mg

Vitamina B2(riboflavina-5-fosfato):100 mg

Vitamina B3(niacinamida) : 80 mg

Vitamina B5(d-pantotenato de cálcio) :  500 mg

Vitamina B6(sob a forma piridoxal-5-fosfato): 20mg

L-metilfolato (ácido fólico ativo) :400mcg

Obs : o folato pode ser obtido através dos vegetais verdes folhosos crus, como o espinafre, aspargo, brócolis e alface. O feijão é também uma fonte razoável.

Colina (bitartarato) :  75 mg

Obs : as pessoas que sofrem de submetilação tem intolerância à colina

Inositol : 75 mg

Paba (ácido para-aminobenzóico) : 75 mg

Biotina :  1000 mcg

divida essa dosagem em 2x ao dia

Vitamina B12(sob a forma metilcobalamina e sublingual)  : 250 mcg

Não use a fórmula acima sem a metilcobalamina sublingual. Isso pode gerar desequilíbrios. Divida a dose em 2x ao dia.

 

Polivitamínico Relaxante – tomar antes de ir dormir

Cálcio : 200 mg  (preferir citrato de cálcio ou complexo citrato-malato)

Magnésio : 144 mg (treonato) ou   500 mg  (aminoácido quelato)

Obs : essas formas são mais facilmente absorvidas pelo organismo.

Vitamina K2 (prefira o mk-7) : 150 mcg – esta vitamina é essencial para a saúde cardiovascular e foi recentemente descoberto que sem ela o cálcio pode causar problemas cardíacos graves e se acumular em áreas perigosas do corpo. A vitamina k2,assim como a vitamina D, previne contra a osteoporose

Zinco

optizinc (monometionina) : 30 mg

Ácidos Graxos(Omega 3)

Quantidade diária recomendada : 2 g de omega 3 (2 cápsulas por dia)

Referências

  1. Wilson, James. Adrenal Fatigue: The 21st-Century Stress Syndrome (2001) California: Smart Publications

2.Bourne, Edmund J. Anxiety and Phobia Workbook. 5th ed. (2010) Oakland California : New Harbinger publications

3.Teiltelbaum, Jacob MD(2007).  From Fatigued to Fantastic. Penguin Group US

4. Kharrazian, Datis . Why Do I Still Have Thyroid Symptoms? When My Lab Tests Are Normal (2010). Elephant Press Books

Links

1.http://blog.adrenalfatigue.org/uncategorized/eliminating-food-allergies-sensitivities-and-intolerances/

2. http://drlwilson.com/articles/adrenal_burnout.htm

3. http://www.naturalnews.com/019339.html

4. http://www.lef.org/protocols/metabolic-health/adrenal-disorders/Page-01?p=1

5. http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2009/09/05/Most-Common-Cause-of-Fatigue-that-is-Missed-or-Misdiagnosed-by-Doctors–.aspx

6. http://nutricaobrasil.wordpress.com/2013/07/15/fadiga-adrenal-uma-doenca-comum-entre-os-jovens-adultos-e-idosos-e-quase-nunca-diagnosticada/

DVDs

1.DVD Fadiga Adrenal – Uma enfermidade da civilização moderna – James Wilson

2.DVD Fadiga Adrenal –Uma doença dos tempos modernos – Lair Ribeiro

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12 respostas a Fadiga Adrenal – Quando o Estresse Está Fora de Controle

  1. miriam diz:

    informações muito rica vale a pena atentar para as postagem meu povo !

  2. Marcia diz:

    achei as doses tão altas que fiquei preocupada. Faz meses que to pesquisando sobre o assunto e nunca li uma indicação tão alta. Por quanto tempo usar ?

    • essa dosagem é indicada por médicos e é fruto de muita pesquisa clínica.
      Há vários profissionais de saúde que já a usam, portanto pode ficar tranquila,
      pois há uma margem de segurança. Os suplementos para fadiga são usados entre 3 a 6 meses,
      e os outros são usados até diminuirem os sintomas.

  3. Gabriel diz:

    Uma pergunta
    Gostaria de tomar a acetil-l-carnitina para otimização dos niveis de energia e de manutenção da parte do sistema nervoso (função cognitiva, memoria). Teria alguma indicação para um composto que inclua esse suplemento de acetil-l-carnitina no uso diário?

    • para melhorar o estresse e a fadiga o dr. Jacob Teiltelbaum, autor do livro “from fatigued to fantastic” recomenda :

      1.coenzimaq 10 (ubiquinol) 200 mg por dia. não use a ubiquinona
      2.acetil carnitina – 1000 mg por dia. tome 2x 500 mg
      3.d-ribose : 5g, 2x ao dia
      4.NADH – use a marca ENADA. 10 mg (2x 5 mg)

      para memória tome : suplementos rico em DHA e a fosfatidil serina.

      Há ainda um novo composto que foi descoberto mais recentemente que é tido como um dos mais poderosos contra a fadiga e estresse, que se chama PQQ(pirroloquinolina quinona). Esse também é essencial. acesse o meu site : http://www.prevencaonatural.com.br/ , que está também com uma loja virtual, onde você poderá encontrar alguns desses suplementos.

      • Alexandre Medeiros diz:

        Boa noite! Os suplementos no seu site são para pronta entrega ou ainda vem dos Eus?

      • esses suplementos podem ser adquiridos por importação. Há excelentes lojas como a vitacost e a health designs. Em farmácias de manipulação também é possível encontrar muitos desses nutrientes a disposição. Acesse “prevencaonatural.com.br” para notícias mais atualizadas e confira também a loja virtual.

  4. Alexandre Medeiros diz:

    Quando Voce diz para dividir a dose em 2x ao dia significa que por exemplo no caso da vitamina b5 eeu devo tomar 2 doses de 250mg ou duas de 500mg?

  5. Claudia diz:

    O Zinco pode ser o quelado?

    • o zinco quelado tem boa absorção. eu costumo usar o optizinc(zinco monometionina) e já pude testar vários zincos, mas este é o que tem melhor tolerância na maioria das pessoas. E necessário utilizar o método tentativa e erro e ver o que funciona com você.

  6. Thaysa diz:

    Faltou citar o tempo médio de tratamento?

    Quando diz para dividir em duas vezes ao dia, se refere a todas as vit do complexo B ou só a B12?

    • não há um tempo exato de tratamento, pois isso depende da saúde de cada pessoa e de fatores extras como a contaminação por metais pesados e problemas físicos que agravem a situação,incluindo a existência de amálgamas de mercúrio e disbiose intestinal(intestino solto). Todo o complexo B deve ser fracionado em 2x ao dia.

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