O que os Antioxidantes fazem por Nós?

por Nutricionista Fernanda Marino de Oliveira – CRN8 6502

Todos já ouvimos falar em Antioxidantes e em como eles “destroem” os radicais livres, mas a maioria das pessoas não sabem realmente o que ocorre quando os consumimos.

RADICAIS LIVRES
Primeiramente, precisamos saber o que são os temidos radicais livres. Os chamados radicais livres são moléculas que ficam “soltas” em nosso organismo, o que acaba levando essa molécula a entrar em nossas células, causando a oxidação da mesma. Ou seja, os radicais livres lesionam ou até matam nossas células. Essas lesões podem levar ao envelhecimento precoce e até mesmo à várias doenças como cardiopatias, aterosclerose, diabetes e até mesmo o câncer.
Não existe uma maneira de não produzirmos radicais livres, já que nós o produzimos até quando respiramos ou praticamos atividades físicas, portanto o consumo dos chamados antioxidantes é a principal maneira de nos prevenirmos conta a ação das moléculas de radicais livres.

ANTIOXIDANTES
Os antioxidantes atuam em diferentes formas contra os radicais livres. Primeiramente eles agem impedindo a formação das moléculas, os antioxidantes também são capazes de impedir o ataque dos radicais livres evitando a formação lesões em nossas células, eles ainda podem reparar as lesões caudadas pelos radicais removendo os danos e reconstituindo as células danificadas.

ALIMENTOS FONTES DE ANTIOXIDANTES
Dentre os principais alimentos fonte de antioxidantes estão as frutas, legumes e verduras. Os antioxidantes encontrados na dieta e suas fontes são:
B-caroteno: presente em alimentos de cor amarelo/laranja e vegetais verdes escuros, como mamão, cenoura, abóboras, mangas, pêssegos, espinafre, couve, chicória, agrião.
Vitamina C: presente principalmente em frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi.
Vitamina E: presente em grãos e sementes oleaginosas, sementes de girassol, nozes, amêndoas, avelãs, e também encontrado em couve, abacate, alface, espinafre, carnes magras.
Flavonóides: encontrado em sucos de uva e vinhos tintos, morangos, nozes e soja.
Catequinas: presente principalmente em chás, como o chá verde ou o chá preto.
Carotenoídes e Vitamina A: Os carotenoídes são encontrados em legumes e frutas de cor laranja/vermelhas. Os carotenoídes são precedentes da vitamina A, encontrada nas mesmas fontes que os carotenoídes e também em alimentos de origem animal.
Licopeno: Presente em alimentos avermelhados, como o tomate, melancia e goiaba.

FUNÇÕES DOS ANTIOXIDANTES
Estudos indicam que a Vitamina C possui efeito protetor contra danos causados pela exposição a radiações e medicamentos, também é atribuído a vitamina C o papel de protetora contra o desenvolvimento de tumores.
A vitamina E pode impedir danos causados por radicais livre associados a doenças específicas como artrite ou catarata.
A vitamina A tem apresentado ação preventiva contra vários tipos de câncer como o de mama, estômago, bexiga e pele, e juntamente com a vitamina C pode prevenir o câncer retal ou de cólon.
Os flavonóides são responsáveis por “eliminar”os radicais livres do nosso organismo e também estão associados a prevenção de doenças cardiovasculares. O licopeno é o principal flavonóide encontrado em nossa alimentação e é bastante associado a prevenção de vários tipos de câncer.
As catequinas podem ser benéficas para algumas doenças como o diabetes tipo 1, cardiopatias e infecções virais.
Os alimentos ricos em antioxidantes mostram que uma dieta variada é importante para a manutenção da saúde do nosso organismo.
Em alguns casos especiais a quantidade de radicais livres é muito grande e se faz necessário maior variedade de nutrientes antioxidantes. Esse é o caso de quem está estressado e muito cansado fisicamente e mentalmente. Se esse for o seu caso, teste uma das fórmulas antioxidantes abaixo. Prefira a do chá-verde se quiser emagrecer.
É importante lembrar que é sempre bom consultar um nutricionista para uma indicação correta da quantidade necessária de antioxidantes para cada individuo e que os alimentos podem ser utilizados como auxiliadores na prevenção e tratamento de várias doenças e não podem ser substitutos de medicamentos e outros tratamentos indicados por um médico.

Fórmula Antioxidante

– chá verde (3x ao dia) : tomar até as 17:00 para não causar insônia
– Vitamina C(ascorbatos) : 3x 400 mg
– polivitamínico* com zinco(quelato), vitamina E e selênio(quelato)

Fórmula Antioxidante 2

– cúrcuma (3x ao dia) : tomar 3 colheres de café(menor que a de chá) por dia
– Vitamina C(ascorbatos) : 3x 400 mg
– quercetina : 500 mg(fracionar em 2x 250 mg ao dia)
– polivitamínico* com zinco(quelato), vitamina E e selênio(quelato)

*Não compre os polivitamínicos das fármacias, pois tem baixa qualidade. Prefira os de marca confiável como life extension e designs for health, importados, que tem minerais quelados e as formas naturais das vitaminas.

Fonte: ANutricionista.Com – Fernanda Marino de Oliveira – CRN8 6502 –
edição : naturopatia news

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