Guia de Terapias Naturais e Alternativas : Parte 3

MENTE 

Hipnose

É uma técnica do corpo e da mente utilizada algumas vezes como uma alternativa para a ansiedade. Também chamada de “hipnoterapia”, hipnose envolve atingir um estado de transe da mente durante ao qual a pessoa hipnotizada experimenta relaxamento profundo, atenção focada, e maior abertura à sugestão. Embora não existe muitas pesquisas de hipnose para transtornos de ansiedade (como o transtorno do pânico), alguns estudos sugerem que praticar a hipnose pode diminuir a ansiedade em algum grau.

Como usar a Hipnose para a Ansiedade

A Hipnose é geralmente induzida por um hipnoterapeuta, mas a autohipnose pode também ser usada no tratamento da ansiedade.Seu provedor de saúde mental pode também ser capaz de encaminhar você para um hipnoterapeuta, ou ajudar você a incorporar a hipnose dentro do seu programa de tratamento para a ansiedade

Usando a Hipnose para a Ansiedade

Usando a hipnose pode ajudar a reduzir a ansiedade relacionada a situações específicas (como falar em público). No entanto, você pode frequentemente experimentar ansiedade ou alguns sintomas de um transtorno de ansiedade (como uma preocupação constante, irritabilidade, tensão muscular e impaciência), é importante trabalhar com um profissional de saúde mental para tratar a sua ansiedade. Usando a hipnose como um substituto para um tratamento para ansiedade mais apropriado pode ter consequências sérias para a saúde.

Fonte : http://altmedicine.about.com/od/hypnotherapyhypnosis/a/Hypnosis-For-Anxiety.htm

Visualização

Shakti Gawain, que escreveu o livro “vizualização criativa” afirma que esta técnica consiste em usar a imaginação para criar o que você deseja em sua vida.

Segundo Gawain a visualização trata-se de uma força natural da sua imaginação, da energia criativa fundamental do universo, que você constantemente utiliza, tenha ou não consciência disso.

Para tornar a experiência mais real ainda podemos acrescentar outros orgãos dos sentidos ao utilizar esta terapia. Podemos utilizar sons, aromas, tato e tudo o que possa tornar a vizualização mais eficiente dentro da nossa mente.

Fonte : Vizualização Criativa – Shakti Gawain

PNL – programação Neurolinguística

Essencialmente, a PNL propõe mudar a forma de pensar sobre o pensamento. “Neuro” se refere ao sistema nervoso e aos caminhos dos cinco sentidos. “Linguística” se refere à linguagem e ao uso das palavras, expressões, linguagem corporal e hábitos que refletem nossos mundos mentais. Já a palavra “programação” é um empréstimo tomado à ciência da computação. Juntando tudo, surge um método que revela como os pensamentos, sentimentos e ações são passíveis de ser manipulados.

A programação Neurolinguística envolve os seguinte temas :

  • Motivação
  • Descoberta da missão pessoal
  • Conquista de objetivos
  • Criação de relacionamentos fortes
  • Eliminação de medos e fobias
  • Melhor autoconfiança e autoestima
  • Atitude mental positiva

Fonte :  50 clássicos de auto-ajuda – Tom Butler

Terapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia Cognitiva Comportamental é  uma linha de psicoterapia breve, proposta e desenvolvida pelo psicólogo Aaron Beck. Envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudança de padrões de pensamento. Seu modelo cientificamente fundamentado apresenta eficácia comprovada através de estudos empíricos. O tempo curto e limitado lhe confere a posição de abordagem de escolha em vários países. O processo pode levar de três a seis meses onde trabalha-se a criação de estratégias para lidar com o sofrimento. A primeira coisa que o terapeuta faz é encorajar seus pacientes a entenderem seus problemas para em seguida identificar novas formas de enfrentá-los.

Dentro do campo da Psicologia Clínica existem muitas teorias que são utilizadas pelos psicólogos como ferramentas para entender o funcionamento do comportamento humano. Você já deve ter ouvido falar em algumas, tais como, a psicanálise, gestalt-terapia, terapia reichiana, existencial-humanista, etc. A psicoterapia cognitivo-comportamental é uma dessas abordagens psicológicas, sendo a mais moderna e a que vem mostrando grande eficácia no tratamento de diversos transtornos psicológicos.

O foco da terapia é o que mais aflige o paciente, e em grande parte esses problemas são pensamentos, sentimentos e comportamentos que estejam ocorrendo no dia a dia da pessoa. Em muitos casos (como depressão, transtorno do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, entre outros) a pessoa está tão tomada pelo problema que sofre várias alterações no seu dia-a-dia, necessitando uma intervenção mais rápida e ativa para retornar ao seu equilíbrio anterior.

A Terapia Cognitivo-Comportamental reinterpreta os elementos que geram emoção negativa. Tem como princípio básico à proposição de que não é uma situação que determina as emoções e comportamentos de um indivíduo, mas sim suas cognições ou interpretações a respeito dessa situação, as quais refletem formas idiossincráticas de processar informação.

Fontes

  1. http://www.psicoclinicacognitiva.com.br/artigos07.php

2. http://www.marisapsicologa.com.br/terapia-cognitiva-comportamental-tcc.html 

EMOÇÕES 

Musicoterapia

A música é um poderoso auxiliar na terapêutica holística. Pode-se não perceber ou ter consciência, mas o ritmo musical e a tonicidade instrumental provocam reverberações tanto no ambiente quanto no próprio corpo físico e emocional já reparou que quando uma música se encontra muito alta, em um ambiente fechado, ela tende a fazer vibrar a porta, a janela e algum objeto? O poder do som não ainge somente os ouvidos, mas todo o recinto. E, mesmo que o som esteja baixo, irá modular o lugar de forma suave. Assim, a vibração gerada pela música ou pelo instrumento musical invade imediatamente a aura e os chacras, da mesma forma que os sentimentos e os pensamentos. Isso ocorre porque os vórtices chácricos são receptores e moduladores de energia, e toda espécie de reverberação, elétrica ou magnética, irá interagir com o sistema energético de forma benéfica ou maléfica.

Alguem duvida que a música tenha o poder de alterar o estado de espírito, o humor ou os pensamentos? Creio que não precisamos ser terapeutas nem cientistas para responder que não temos deconfiança alguma. Quantas vezes a música nos irrita e outra nos fazem alegres? Muitas. Ao ouvir uma melodia pode-se chorar, rir, acelerar o ritmo cardíaco ou até ficar com raiva. Música evoca sentimentos bons e maus. Qual a razão de um hospital possuir som ambiente com músicas clássicas e, nos bares noturnos, os ritmos dançantes? A música estimula diversos efeitos psíquicos, desde o mais afetuoso até o mais instintivo.

Fonte:   “Curso Completo de Terapia Holística e Complementar” de Nei Naiff ; pg. 289

Códigos de cura (Healing codes)

Os códigos de cura são um simples e poderoso sistema de auto-tratamento e uma forma de medicina energética. Eles foram descobertos em 2001 por Alex Loyd, Phd, médico naturopata. Toda vez que você usa um código de cura, ele ativa uma função física construída dentro do corpo que consistentemente e previsivelmente remove a causa nº 1 das doenças e distúrbios no corpo… o estresse.

Durante a execução desta terapia as mãos ficam em uma posição na qual as pontas dos dedos apontam para os centros de energias, localizados na cabeça e no pescoço. Esse método tem uma aplicação excelente para os problemas relacionados ao estresse, traumas e crenças equivocadas. O livro de Alex Loyd vem fazendo muito sucesso nos EUA. Neste livro é contado com detalhes como praticar os códigos de cura.

Fontes

1.The Healing Code – Alex Loyd, Ben Johnson

2.http://thehealingcodes.com/

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Emoções, Guia de Terapias Naturais e Alternativas - Mente, Mente com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s