Guia de Terapias Naturais e Alternativas : Parte 2

TERAPIAS ENERGÉTICAS 

Reiki 

O Reiki é composto de duas palavras japonesas – rei, que significa espírito universal, e ki, que significa energia da força vital. Como no caso de outras terapias energéticas, os profissionais especializados em reiki acreditam que distúrbios nos sistemas de energia do corpo podem causar enfermidades, e que, ao se melhorar a fluxo e o equilíbrio de energia, as doenças podem ser tratadas e a saúde mantida.

No Reiki, o profissional aplica a terapia através das mãos com o objetivo de aumentar a quantidade de ki no e em torno do paciente.

Durante uma sessão, o paciente completamente vestido, fica sentado ou deitado. As mãos do profissional são colocads no ou alguns centímetros acima do corpo do paciente. Há entre 12 e 15 diferentes posições ds mãos do reiki. Cada posição é mantida até o profissional sentir que o fluxo de energia se reduziu ou se interrompeu, em geral entre 2 e 5 minutos. Além de ser aplicado pessoalmente, o reiki pode ser executado a grande distância, com o paciente longe.

Os pacientes às vezes descrevem uma profunda sensação de relaxamento após uma sessão. Eles também relatam sensações de calor, formigamento, sonolência e revigoramento.

O reiki é usado para tratar estresse, dor crônica, recuperação de anestesia, náuseas provocadas pela quimioterapia, bem como para melhorar o bem-estar.

Fonte : Livro de Medicina Alternativa – Clínica Mayo, pg. 113

Acupuntura 

acupuntura (do latim acus – agulha e punctura – colocação1 ) é um ramo da medicina tradicional chinesa e, de acordo com a nova terminologia da OMS – Organização Mundial da Saúde, um método de tratamento complementar. Foi também declarado Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco) em 19 de novembro de 2010.

O tratamento acupunterápico consiste no diagnóstico (igualmente baseado em ensinamentos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa) e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos” que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas “meridianos chineses” e “canais”, para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. Também são utilizadas outras técnicas alternativa ou complementarmente, sendo as mais conhecidas a moxabustão (aplicação de calor sobre os acupontos ou meridianos), a auriculoterapia e, mais recentemente, a eletroacupuntura.

A estreita relação entre o uso das agulhas e da moxa, na acupuntura, fica evidente na tradução literal da expressão que, em chinês, designa acupuntura (Zhen Jiú), sendo Zhen agulha e Jiú fogo. O leque de opções do acupunturista, entretanto, costuma ser bem mais amplo, podendo-se estimular os acupontos e meridianos com os dedos (do in), moedas, pentes de osso ou de jade (gua sha), ventosas (ventosaterapia), massagens (tui na) e outras técnicas, como por exemplo a sangria. A acupuntura chinesa, por seu histórico milenar, acabou por desenvolver escolas específicas em países próximos da China, dando origem ao shiatsu (espécie de massagem) no Japão e a estimulação nos denominados microssistema do corpo (ver adiante).

Com as tecnologias modernas a acupuntura vem agregando recursos, como a eletricidade (eletroacupunturaryodoraku e moxa elétrica), agulhas mais seguras e práticas, cristais stiper(“Stimulation and Permanency” – Estimulação Permanente), esferas banhadas a ouro, prata, de quartzo e de vidro, ventosas de material plástico ou acrílico com válvulas de pressão, ventosas de borracha, porém sempre observando os mesmos princípios da Medicina Tradicional Chinesa.

É fundamental compreender que, apesar do uso de recursos tecnológicos atuais, a acupuntura que se realiza hoje é exatamente a mesma que se realizava nos primórdios da civilização chinesa, utilizando um raciocínio absolutamente estranho à medicina ocidental e sem qualquer preocupação ou influência relativa à existência ou não de explicação científica dos fenômenos verificados. Os mapas de meridianos ultrapassaram milênios chegando quase intocados aos dias atuais; o raciocínio que se desenvolve na verificação e tratamento dos problemas práticos apresentados nos consultórios é baseado em conceitos que soam estranhos aos ocidentais, como os cinco elementos, o tao (equilíbrio entre yin e yang), o fluxo de chi (a grosso modo traduzido como energia vital) e xué (a grosso modo traduzido como sangue), zang (traduzido como órgão por inexistência de palavra adequada) e fu (literalmente oco, mas geralmente traduzido como víscera).

Aplicações da Acupuntura :

1.tratamento da dor

2.ansiedade

3.antiinflamatório

4.Depressão

Fontes

1.http://pt.wikipedia.org/wiki/Acupuntura

2. http://saude.notredame.org.br/dicas-de-saude/os-beneficios-da-acupuntura-no-tratamento-da-dor/ 

EMOTIONAL FREEDOM TECHNIQUE

“ A técnica de EFT mostra resultados extremamente rápidos até mesmo para problemas que estavam enraizados há tempos no paciente. Um método de cura impressionante” (Marcos Simões)

O que é EFT?
Emotional FreedomTechniques, em português “Técnica de Libertação Emocional”, é considerada a acupuntura emocional sem agulhas. O método consiste no desbloqueio dos canais energéticos, também conhecidos como meridianos, com fim de libertar o paciente de padrões negativos, tanto em nível

emocional quanto físico.

A técnica foi desenvolvida por Gary Craig nos Estados Unidos e trazida ao Brasil por Karin Davidson, instrutora credenciada de AAMET EFT.

Como o EFT atua?

O desbloqueio é realizado por meio de leves batidas com as pontas dos dedos nos terminais dos meridian

os energéticos, enquanto o paciente repete frases lembretes que o conectam com os sentimentos negativos que são trabalhados. É um processo simples, porém muito poderoso, que traz resultados profundos e duradouros.

Quais os benefícios de EFT?

Os bloqueios emocionais do paciente vêm à tona durante a aplicação do EFT, para que sejam eliminados e desbloqueados de forma permanente.

Pode-se tratar qualquer dificuldade emocional ou sentimento negativo com EFT, entre eles raiva, mágoa, tristeza, claustrofobia, medo de altura, de multidão,medo de falar em público, medo de dirigir, entre outros.

Ainda é possível tratar com sucesso casos como ansiedade, obesidade, vícios (cigarro, bebida, drogas, chocolate, comida), depressão, síndrome do pânico, stress, insônia e mais.

EFT também é muito eficaz para curar problemas físicos – uma vez que eles estão intimamente ligados com os padrões emocionais. Entre eles podemos citar pressão alta, diabetes, asma, atrite, alergias de todos os tipos e mais.

 
Como é o atendimento com EFT?
Em primeiro lugar é feita uma entrevista com o paciente para descobrir quais são suas queixas e os desejos em relação ao tratamento. Depois Marcos Simões desenvolve, junto com o paciente, algumas frases lembrete para que seja feita a conexão imediata com os sentimentos a serem trabalhados. A partir daí, Marcos Simões mapeia os pontos dos meridianos a serem trabalhados e inicia a técnica de EFT.

Fonte : http://animamundhy.com.br/atendimentos/emotional-freedom-techniques-eft/emotional-freedom-techniques-eft

Para saber mais sobre a EFT

  1. http://www.eftbr.com.br/   (eft no Brasil)
  2.  http://eft.mercola.com/
  3. The EFT Manual – Gary Craig
  4. http://www.emofree.com/  (site do fundador do EFT, Gary Craig) 

TERAPIA NEUROFASCIAL 

Melt Method

O Melt Method (Método Melt) é uma técnica de auto-tratamento derivado das terapias manuais, criado por Sue Hitzmann. Ele consiste em movimentos que servem para reduzir a dores de coluna e dores em geral, curar lesões, reduzir a tensão muscular e diminuir os efeitos da idade, utilizando o foam roller(rolo de espuma), uma bola de borracha e um tapete para yoga.

O Melt é a primeira técnica Neurofascial. Esse método traz o seu corpo de volta a um estado mais ideal, direcionando-o a uma consciência corporal, reidratando os tecidos conjuntivos, e aquietando o sistema nervoso.  A primeira vez que usar o método, você verá e sentirá a diferença – e, ao longo do tempo, você pode transformar como vê e sente o seu corpo.

O Melt está mudando o jeito como as pessoas cuidam de seu corpo. Isso é uma abordagem proativa para manter um estilo de vida saudável, livre de dor e ativo, é a melhor solução para uma vida longa… melhor.

O que é mais espetacular no Melt Method é que ele é o método mais completo que existe para a dor e tensão muscular, tendo também outras aplicações como : dores no pescoço e nas articulações, obesidade, baixa libido, constipação, dores de cabeça e insônia. Sem dúvida uma excelente opção para o estresse da vida moderna.

Infelizmente o livro “Melt Method”, onde é explicado essa técnica com detalhes, foi lançado no começo de 2013 nos EUA e ainda está sem tradução para o português.

É possível adquirir o livro pela amazon , livraria cultura ou outra livraria. Caso voçê possua o leitor de livros pode compra-lo facilmente pela internet.

Fontes

  1. http://www.meltmethod.com/about
  2. Melt Method, 15% pos. 879 

TERAPIAS DE REEQUILÍBRIO POSTURAL

RPG e SGA 

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método fisioterapeutico revolucionário, nascido da obra O Campo Fechado, publicado por PH. Souchard em 1981, na França após 15 anos de pesquisa no domínio da biomecânica.

É  um método terapêutico manual que se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia:

– Problemas morfológicos
– Problemas posturais
– Lesões Articulares
– Patologias Reumáticas
– Seqüelas Neurológicas Espasticas
– Problemas Traumáticos
– Doenças Respiratórias

A RPG baseia-se em três princípios fundamentais:
– Individualidade: Cada ser humano é único e reage de forma diferente;
– Casualidade: A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma (causa/conseqüência)
– Globalidade: Deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias músculo-esqueléticas.

Um dos diferenciais da RPG é a revalorização da função estática dos músculos. Solicitados em permanência, estes podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando os movimentos e deformando o corpo. Assim, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.

Atualmente a RPG é ministrado aos fisioterapeutas por Phillipe E. Souchard e sua equipe em 15 Países incluindo o Brasil, onde na cidade de São Paulo criou o Instituto Philippe Souchard em 1999. Já formou mais de 25.000 fisioterapeutas em várias partes do mundo . Por sua eficácia e abrangência vem ganhando notabilidade no meio cientifico o que colabora para sua consolidação.

Os tratamentos são individuais e duram cerca de 1 hora, podendo ser praticados para prevenção e manutenção através das Auto Posturas.

Como é feito o tratamento?

O tratamento é feito em consultas de 1 hora ou mais, em geral uma vez por semana, podendo ser necessário, em alguns casos, acelerar para duas vezes por semana (nas escolioses graves, dores em situações agudas, pessoas frágeis, enfim, adaptações). Dependendo do problema, pode ser necessária apenas uma sessão (no caso de uma lesão recente) ou muitas (numa escoliose infantil, que terá que ser “vigiada de perto” e acompanhada durante todo o crescimento). A duração do tratamento também varia muito, pois depende do que há a corrigir. Mas logo na primeira consulta, quando se faz a primeira avaliação, pode-se ter uma primeira previsão do tempo que será necessário.

Fonte : http://www.sbrpg.com.br  (sociedade brasileira de rpg)

SGA (Stretching Global Ativo)

O Stretching Global Ativo (SGA) é uma derivação da Reeducação Postural Global (RPG), método revolucionário desenvolvido por Phillipe Souchard, que visa a prevenção e a correção de desvios posturais.

O SGA nasceu da necessidade de orientar atletas e técnicos quanto a melhor maneira de levar adiante os treinos e a prática desportiva, sem contudo prejudicar a estrutura física destes indivíduos.

Criado por Phillipe Souchard em 1995, o SGA mantém os princípios do RPG, de forma a tirar o melhor proveito da fisiologia dos músculos envolvidos em cada modalidade esportiva, respeitando às características individuais dos atletas.

No SGA, a maneira de executar um alongamento decorre de determinados princípios anatômicos, biomecânicos e físicos. Esses princípios, que integram a base do trabalho de reeducação postural global, são aplicados à prática desportiva, tornando-se por consequência, a base de todo o  trabalho no esporte. 

Indicações

O SGA é indicado às seguintes pessoas:

  •  Esportistas de alto nível
  •  Esportistas amadores
  •  Treinadores
  •  Fisioterapeutas
  •  Preparadores físicos
  •  Personal Trainers
  •  Professores de esporte
  •  Praticantes de ginástica

Fonte : http://fisioterapiaquintana.blogspot.com.br/2012/03/stretching-global-ativo-o-stretching.html 

Yoga

 A palavra yoga remete a uma espécie de filosofia, de modo de ver a vida que atua diretamente no campo espiritual de quem a pratica. Está associada a práticas meditativas tanto budista como hindus. Alguns a qualificam como ciência de ajuda a purificação tanto do corpo como da mente, com o objetivo de liberação das perturbações da vida. Outros a definem como uma disciplina. Isso porque a ioga atua nos procesos de cura naturais e de manutenção da saúde física e espiritual agindo também a nivel emocional, filosófico e de educação alimentar.

Busca o bem estar, a paz interior e isso implica uma ação em todo um estilo de vida baseada em principios éticos e filosóficos. A ioga tem sua origem na India e durante séculos tem sido usada como um sistema de ajuda espiritual e psicológica. Ali é vista como uma ciência da vida que serve para conseguir um equilibro mental e emocional ajudando a consevar também a saúde física. Por outro lado, responde a determinados questionamentos filosóficos universais como por exemplo, a verdade sobre a existência do universo ou discute sobre formas de alcançar a felicidade plena. O termo tem origem no sânscrito que por sua vez siginifica”perfeitamente feito”.

É exatamente essa perfeita união do corpo ,da mente e do espírito o que busca a ioga. Ioga significa tanto a união como o caminho que se percorre para chegar a essa união. As práticas mais comuns da ioga são chamadas asana, que são postura que melhoram a flexibilidade, meditação, respiração (pranayama). A pessoa que pratica yoga seriamente se chama iogi. Essa pessoa aprende os diferentes exercicios, técnicas e se preocupa diariamente com seu desenvolvimento.

A ioga ensina a controlar os sentidos e a mente e a encontrar a harmonia com as leis do universo em um movimento de energia. Finalmente a ioga é tanto um caminho quanto um fim. Uma disciplina, filosofia, ciência que busca a união do ser físico com o ser transcedente, espiritual. Ioga é o crescimento do espírito até a superação dos obstáculos para alcançar a sabedoria e o controle da conciência imortal.

Artigo: http://queconceito.com.br/ioga#ixzz2lCDW6i1n

Pilates 

Joseph Pilates desenvolveu a técnica em 1920 durante a Primeira Guerra Mundial. Ele utilizou molas, colchões, macas e cordas para construir os primeiros equipamentos. Em 1926, se mudou para Nova York com sua mulher, Clara, e abriu um estúdio perto do New York City Ballet. Nesta época, ele aprimorou o método e adaptou os movimentos para os bailarinos, a fim de melhorar a performance e prevenir lesões. Desta forma, foi possível atingir os objetivos dos bailarinos suprindo as necessidades para um corpo forte, alongado, flexível e estável.

O trabalho pode ser feito através da resistência suave das molas nos equipamentos ou o trabalho contra a gravidade no solo e acessórios.

Joseph Pilates enumerou alguns princípios para serem respeitados durante a prática:

1.Controle / Precisão– Pilates incentiva os movimentos exatos, precisa ter qualidade de movimento

2.Estabilização- O corpo é seguramente estabilizado antes de executar as posturas.
3.Centro- Incentiva o foco mental que acalma a mente. Todo o movimento é iniciado a partir do tronco, e irradia para as pernas.

4.Respiração- Todos os movimentos estão integrados com a respiração diafragmática profunda

5.Alinhamento- O corpo está alinhado com a cabeça, pescoço e coluna vertebral até os dedos dos pés.
6.Fluidez- Todos os exercícios são realizados em um estilo fluido e contínuo, ao invés de focar na repetição.
7.Integração- Todos os grupos musculares são integrados ao trabalho, apoiados pelo núcleo.

Fonte : http://studiopilatesteresina.blogspot.com.br/

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Corpo, Guia de Terapias Naturais e Alternativas - Corpo com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s