Benefícios do brócolis para a saúde

Famoso por causar caras feias nas crianças (e em alguns adultos) durante as refeições, o brócolis é um alimento importantíssimo para a saúde do nosso organismo, e essencial para o bem-estar dos ossos e do intestino. Por isso, reveja seus conceitos e tente inserir o vegetal na alimentação da família, compondo pratos nutritivos e saborosos. 

Uma porção de 90 gramas de brócolis contém, aproximadamente, 50 mg de cálcio, que faz com que o alimento seja uma rica fonte alternativa do mineral, ótima para quem sofre com intolerância à lactose e não pode consumir leite e seus derivados. O vegetal também é rico em fibras alimentares, potássio, zinco, sódio, ferro e vitaminas A, C, K e do complexo B. 

Outro benefício do brócolis é a presença abundante de vitamina B9, mais conhecida como ácido fólico. Além de contribuir para a saúde cardiovascular, a substância ajuda a controlar anemias, reduzir os riscos de mal de Alzheimer e garantir uma gravidez tranquila e saudável. 

Alguns estudos também apontam o brócolis como fonte de antioxidantes, que previnem o aparecimento de células cancerígenas e desaceleram o processo de envelhecimento do organismo. Uma pesquisa realizada na Universidade East Anglia, no leste na Inglaterra, também testou a ação do brócolis na prevenção e combate à artrose. Os testes, feitos com 20 pacientes, comprovaram que a verdura tem, sim, capacidade de reduzir o comprometimento das articulações, atingidas pela doença. Segundo os pesquisadores, para sentir os resultados, é preciso consumir cerca de 100 gramas do alimento diariamente. 

Brócolis para emagrecer 

Para os que sofrem com problemas relacionados ao sobrepeso e obesidade, apostar nos nutrientes e propriedades do brócolis é uma boa forma de começar a criar novos hábitos alimentares. Além de combater a hipertensão, o brócolis é um alimento pouco calórico, que ajuda a emagrecer rápido e de forma saudável. Uma porção de 100 gramas do vegetal cozido possui apenas 30 calorias e pode ser consumida em saladas e como acompanhamento de pratos quentes. 

 

fonte : http://www.outramedicina.com/1756/beneficios-do-brocolis-para-a-saude

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