Como Vencer a Depressão, passo a passo

Imagem

A depressão é uma doença multifatorial, por isso deve ser atacada em várias frentes, para que o indivíduo tenha um fortalecimento não só a nível físico, mas também mental e espiritual. Essa enfermidade vem se espalhando rapidamente devido às mudanças de hábitos impostos pela vida moderna, que aumentam a tensão causada pelo estresse, estimulam a ociosidade e a pressa, privilegiam uma alimentação totalmente processada e o enfraquecimento  de lações importantes nos relacionamentos interpessoais. Todos esses aspectos são decisivos, além da condição genética, que certamente também desempenha um papel de agravar e exacerbar todos esses maus hábitos. O que o depressivo tem que fazer é um pequeno trabalho investigativo para saber qual o fonte do seu desequilíbrio. Se todos os hábitos forem corrigidos e o indivíduo ainda assim continuar deprimido, certamente ele precisará de um tratamento médico com nutrientes ou outros recursos, já que nesse caso apenas os exames poderiam mostrar que tipo de desequilíbrio está acontecendo. Os passos para vencer a depressão de forma natural são os seguintes :

1ºExercícios Físicos

Em uma pesquisa que compara os Exercícios físicos e antidepressivos, ficou constatado que os exercícios físicos superam os antidepressivos a longo prazo. No começo do tratamento a diferença não foi muito perceptível, mas com o desenrolar da pesquisa verificou-se que os efeitos do exercício físico para o cérebro são duradouros.

fonte: http://www.huffingtonpost.com/estelle-underwood/suffering-from-depression_b_1077889.html

2º Dieta e Omega 3

Omega 3 : A dosagem das pesquisas variam, indicando uma quantidade em torno de 1 g de EPA (acido eicosapentanoico) . A Proporção entre EPA e DHA tem que ser no mínimo de 3/2. Uma quantidade maior de DHA anula o efeito antidepressivo do EPA. O omega 3 deve ser dividido em 2 ou 3 doses diárias(café,almoço e jantar)  durante as refeições.

Dieta : Deve ser rica em omega 3 e pobre em omega 6, ou seja, gorduras saturadas e também gordura trans. Fique longe dos óleos de cozinha e passe a usar o óleo de coco, que tem uma gordura saturada que faz bem ao corpo. Além disso, os alimentos devem ser naturais, pois os alimentos processados e industrializados estão entre os maiores culpados pela epidemia de depressão.

Intolerâncias Alimentares : Segundo relatos de vários médicos e de acordo com a Associação dos Celíacos do Brasil, 1/3 das pessoas tem intolerância ao trigo(no minimo). Além disso é muito comum intolerância a leite e laticínios e outros alimentos. Tente eliminar da sua dieta os alergênicos milho, soja e ovos por 2 a 3 semanas e depois veja o resultado quando acrescentar um a um a cada 5 dias.

sugestão : leia o livro “barriga de trigo” do médico William Davis.
Dosagem do Omega 3 (em cápsulas) : Tome 2 cápsulas por dia. Você pode tomar 1 pela manhã e 1 no fim da tarde.

Suplementos : Vitaminas do complexo b(em especial vitamina b6,folato natural e vitamina b12, magnésio, lítio, vitamina c, zinco

fonte : http://www.psycheducation.org/depression/meds/FishResearch.htm

3ºVitamina D3(obtida através da luz do sol)

Diversos estudas mostram que a Vitamina D obtida com a exposição à luz do sol tem efeitos anti-inflamatórios e anti-depressivos. Infelizmente a desinformação tem impedido as pessoas de ter a quantidade ideal de luz do sol diariamente, causando prejuízos a saúde inestimáveis. A vitamina D é anticâncer, antioxidante e previne diversas doenças. Deve-se tomar cuidado apenas com a exposição excessiva à luz do sol em horários inadequados (entre 10 da manha e 4 da tarde). Peça ao seu médico o exame de vitamina D3 (prefira fazer com o médico ortomolecular ou da area preventiva, pois este está mais acostumado a orientar sobre os efeitos desta vitamina).

Como se expor ao sol : Uma exposição ao sol com roupa de banho por 20 minutos diariamente por uns 3 meses já é um bom início.Alguns vão precisar de mais tempo (uns 6 meses ou mais). Evite tomar banho com sabonete no prazo em até 2 horas depois da exposição ao sol, pois isso afetaria a formação de vitamina D. Usar água não tem problema.

Dica : Leia o livro “Vitamina D: como um tratamento tão simples pode reverter doenças tão importantes” de Michael Holick. Esse livro tem todas a informações e dúvidas sobre vitamina D, além das pesquisas científicas.

4ºEstar conectado (Amor)

Sem dúvida os relacionamentos desempenham um papel importante para a saúde mental, pois pessoas isoladas tendem a ser mais depressivas e vice-versa. Isso já é senso comum na comunidade científica entre médicos, psicólogos e terapeutas. Pessoas que são difíceis de se relacionar geralmente tendem a estar no grupo de risco da depressão e devem procurar ajuda ou um grupo de apoio

5ºInteligência Emocional

Inclui pensamento positivo e manter-se ocupado. Sugiro que se utilize a poderosa “Lei da Atração”que afirma que pensamentos positivos atraem outros pensamentos positivos. O resumo da “Lei da Atração” está no livro “O segredo”.

6ºStress e Tensão Muscular

Apesar de existirem poucas pesquisas nesta área, é possível constatar, pela prática clínica médica,que existem muitas pessoas que podem ficar curadas de depressão quando conseguem diminuir o stress com técnicas de relaxamento e com a redução da tensão muscular, que pode ser realizado na acupuntura ou emotional freedom technique(técnica similar a acupuntura, mas sem agulhas). Segundo o site “Daily Strenght”
a acupuntura auxilia 93 % das pessoas que a praticam. A acupuntura teve um aumento de procura no SUS de mais de 500 %, segundo dados do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de São Paulo.

7ºEspiritualidade

Apesar de ser subestimado, tem um papel chave nos estados de humor depressivo. Pessoas muito intransigentes, perfeccionistas, com dificuldades de aceitarem opiniões ou de se adaptarem a fatos e acontecimentos podem desenvolver a depressão. Além disso, alguns tem muita dificuldade de perdoar. Essa energia negativa vai acumulando stress e causando a permanência do estado depressivo ou mesmo o agravamento deste.

Resolvendo Problemas que podem afetar a terapia

É possível que algumas pessoas precisem de auxílio médico para descobrir possíveis agravantes que não estejam dentro deste tratamento citado acima. Entre eles estão :

1.Hipotireoidismo (um problema muito comum e pouco diagnosticado)
2.Fadiga Adrenal (idem ao hipotireoidismo)
3. Problemas relacionados a alimentação(deficiência de potássio e ferro são frequentes na depressão,além de vitaminas do complexo B. 4.Intoxicação alimentar ou ambiental
5.Intoxicação por metais pesados
6.função mitocondrial
7.infecções no intestino (como a candidiase,a helicobacter pylori e parasitas intestinais)

8.Pirolúria

dica : procure um médico da área preventiva( ortomolecular,nutrologo, anti-aging), e que seja treinado em nutrição para que ele possa tratar esses causadores de inflamação, que ajudam a desencadear a depressão.

9.problemas genéticos (submetilação, supermetilação,  e excesso de cobre)

Referências

1. SERVAN-SCHREIBER, David. Curar: o stress, a ansiedade e a depressão sem medicamento nem psicanálise. São Paulo: Sá editora, 2004.
2.  BYRNE, Rhonda. O segredo. Ed. Ediouro: São Paulo, SP, 2007.
3. http://www.huffingtonpost.com/estelle-underwood/suffering-from-depression_b_1077889.html
4. http://www.psycheducation.org/depression/meds/Omega-3.htm
5. http://www.psycheducation.org/depression/meds/FishResearch.htm
6. site Dailystrenght
7. http://thedepressioncurebook.com/excerpt.html
8.  GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. Rio de Janeiro : Editora Objetiva, 1995.
9.  COLBERT, Don.A cura bíblica para a depressão e ansiedade .Belo Horizonte :Bello Publicações, 2011
10. ILLARDI, Stephen. The Depression Cure.Cambridge,MA Da Capo Press, 2009

11. HYMAN, Mark. Ultramind solution. New York : Scribner, 2009

12.DAVIS, William. Barriga de trigo. São Paulo : WMF Martins Fontes, 2013

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Corpo com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s