Omega 3 : Um dos maiores aliados do bem-estar

Figurinha carimbada das revistas de saúde e famoso por sua extensa lista de benefícios, o ômega 3 é uma espécie de celebridade das substâncias. Mas quem é ele e para que ele serve?

Na verdade, o ômega 3 é um tipo de gordura, enquadrado como ácido graxo polinsaturado, o que significa que possui em sua fórmula química a dupla ligação no terceiro carbono. Sua composição ainda se completa com o ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA).

Por isso tudo, o ômega 3 está então no grupo das “gorduras do bem”. Importante para o corpo humano, porém não é produzido por ele, por isso, para manter altos os níveis de ômega 3 no organismo é preciso ingerir os alimentos que possuem a substância.

Alimentos que contém Ômega 3

Sem ser muito difícil de encontrar nas mesas (mais ainda na dos brasileiros), o Ômega 3 está, principalmente, em peixes de águas profundas e frias, como por exemplo o salmão, o atum, o bacalhau, a sardinha e a truta. Os óleos de peixe também são uma opção.

Mas para quem não gosta de peixe, o jeito mesmo é consumir sementes e o óleo de linhaça, que é a principal fonte vegetal de ômega 3.

Benefícios do Omega 3

Muitas pesquisas já comprovaram os benefícios da inclusão do ômega 3 na dieta. Os mais lembrados por médicos e nutricionistas são o controle da pressão arterial, e melhora da circulação sanguínea, a normalização do ritmo do coração, o combate à osteoporose e a capacidade de dificultar a instalação de processos inflamatórios. Além da já famosa melhora nas funções cerebrais.

E como sua mãe sempre lhe falou que “peixe é bom para a memória”, nesse caso destacam-se uma ampliação da capacidade de concentração, melhora na memória e nas habilidades motoras, além de uma redução do stress.

Omega 3 Emagrece?

Mas o principal benefício do ômega 3 é realmente o fato de ele ajudar a diminuir os níveis de LDL (fração do colesterol ruim) e na melhorar a da ação da insulina, além (é claro, como toda substância que se torna famosa) da perda de peso. A popularização desse elemento facilitou ainda mais que ele passasse a ser facilmente encontrado no mercado. Atualmente o ômega 3 pode ser encontrado (além de nos alimentos) em cápsulas vendidas pela internet e nas farmácias tradicionais e de manipulação.

Omega 3 auxilia no combate a Depressão

Existem fortes evidências que o Omega 3 também auxilia no combate à depressão. O óleo de peixe está sendo investigado como alternativa aos tratamentos com antidepressivos. Os resultados até agora são excelentes e este remédio vem sendo usado há muito tempo. O dr. David Schreiber aborda bastante o assunto no seu livro “Curar : o stress, a ansiedade e a depressão, sem medicamento nem psicanálise”. Sugiro a leitura deste livro, pois ele possui também diversas referêncis de artigos científicos e cita também como aumentar a quantidade de omega 3 em relação ao omega 6.

 

Fonte : http://www.farmaciademanipulacao.net/omega-3

Referências

  1. Jazayeri, Shima; Tehrani-Doost, Mehdi; Keshavarz, Seyed A.; Hosseini, Mostafa; Djazayery, Abolghassem; Amini, Homayoun; Jalali, Mahmoud and Peet, Malcolm (2008) Comparison of therapeutic effects of omega-3 fatty acid eicosapentaenoic acid and fluoxetine, separately and in combination, in major depressive order, Australian and New Zealand Journal of Psychiatry, 42:3, 192 – 198

2.Hibbeln, Joseph R. Fish consumption and major depression. The Lancet, Vol. 351, April 18, 1998, p. 1213

3.Rondanelli M, Giacosa A, et al, Long chain omega 3 polyunsaturated Fatty acids supplementation in the treatment of elderly depression: effects on depressive symptoms, on phospholipids Fatty acids profile and on health-related quality of life,J Nutr Health Aging, 2011; 15(11): 37-44.

4.Hibbeln, Joseph R. and Salem, Norman. Dietary polyunsaturated fatty acids and depression: when cholesterol does not satisfy. American Journal of Clinical Nutrition, Vol. 62, July 1995, pp. 1-9

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