As 5 Dietas mais Promissoras na Restauração da Saúde e Emagrecimento

janeiro 15th, 2013 por Renata Merlino

Elas estão em tudo que é livro, site ou revista: dietas, dietas e dietas. Mas depois de testar e estudar a maioria delas, posso contar como elas funcionam e pra qual tipo de pessoa e/ou organismo se encaixam melhor. Vamos então falar um pouco mais daquelas que me trazem mais resultados na prática:

1) DIETA FUNCIONAL: muito legal, essa dieta consiste em utilizar alimentos considerados funcionais para tratar determinadas patologias. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), “alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano”. Então eu diria que essa dieta é poderosa quando se fala de tratamento. Os peixes ricos em ômega 3 e a linhaça ou a chia por exemplo, podem diminuir drasticamente os níveis de colesterol do sangue se consumidos regularmente. Eu já vi muito isso acontecer principalmente se associar com a suplemento de cápsulas de ômega 3.

Indicada pra quem: pessoas com colesterol alto, triglicérides alto, risco de doenças cardíacas, mulheres na menopausa, no caso de problemas intestinais, praticantes de atividade física que queiram melhorar performance, mulheres com TPM, enxaquecas, baixa libido, problemas na tireóide ou de fertilidade e mais para a prevenção de milhares de doenças e sintomas. Na verdade, é muito bom associar algum alimento funcional independente do tipo de dieta escolhido.

2) DIETA DO BAIXO INDICE GLICÊMICO/PALEOLÍTICA – PRIMAL: essa aqui eu diria que é o início de tudo, de toda boa dieta. Nela, você consome apenas alimentos que não fazem sua glicemia subir drasticamente, o que é muito bom. Na paleolítica/primal a regra vai além, não se deve consumir nenhum tipo de grão ou leguminosa. Então, basicamente você pode comer as proteínas de origem animal associadas a legumes e frutas somente. Você pode pensar que dificilmente as pessoas passarão a vida toda sem comer algo que contenha açúcar, batata, cenoura, pão branco – alimentos considerados de alto índice glicêmico. Mas pode ser fantastico se a pessoa tivé-la como base nutricional já que com certeza evitará muitos problemas de saúde relacionados com o acúmulo de gordura abdominal e vários outros problemas. E o emagrecimento aqui costuma ser bem rápido e mais saudável.

Indicada pra quem: mulheres com Síndrome do Ovário Policístico, diabéticos, com resistência insulínica, esportistas, depressivos e/ou com oscilações de humor fortes, hipoglicemia, obesidade, insônia.

3) DIETA VEGETARIANA/VEGANA: excelente para desintoxicar qualquer organismo. Principalmente aquele cheio de vícios alimentares. Nessa dieta na sua forma mais comum, não se consome nenhum tipo de carne como fonte protéica. É muito comum ver vegetarianos em sobrepeso ou com problemas de inchaço, e isso ocorre com frequência porque eles acabam comendo mais carboidratos para compensar a falta de proteínas – o que é um erro, claro. Além disso, a possível deficiência da vitamina B12 e de outros nutrientes também ajuda no quadro da ansiedade. Mesmo assim, é totalmente possível seguir uma dieta dessas por toda vida desde que bem acompanhada por profissionais especializados.

Indicada pra quem: viciado em refrigerante, açúcares, pães, massas, café, sal, com envelhecimento precoce, com irritabilidade constante, função intestinal irregular, com muita acne, com queda de cabelo e unhas frágeis, obesos.

4)DIETA ORTOMOLECULAR: essa dieta visa o equilíbrio do organismo para tratar e combater várias doenças. Utiliza muitos alimentos funcionais e trabalha em conjunto com uma dose de suplementação de nutrientes em cápsulas para reforçar imunidade e melhorar a capacidade de digerir e também de excretar. Nesse caso, trata-se com muito cuidado do intestino, restaurando a flora intestinal para melhor absorver as vitaminas e minerais necessários.

Indicada pra quem: para qualquer pessoa que queira fazer um alimentação diferenciada para tratar seus problemas de saúde sem necessariamente utilizar de medicamentos.

5) DIETA ALCALINA: visa equilibrar o ph do organismo utilizando alimentos que não sejam ácidos para não forçar os órgãos a trabalharem num ph que não é natural, afinal nosso sangue é alcalino. Logo, os pesquisadores dessa dieta afirmam que nosso cardápio deve conter de 80-90% de alimentos alcalinos e de 10-20% de alimentos ácidos. Os alcalinos são quase todas as frutas e vegetais e os ácidos são todos os industrializados basicamente. Eu fiz e achei o máximo, fiquei com uma pele ótima e principalmente minha digestão excelente.Além disso, pude comer alguns alimentos industrializados sem problemas! Continuo com alguns hábitos até hoje.

Indicada pra quem: as pessoas que têm refluxo, indigestão, acne, flatulência, queda de cabelos, descamação na pele, celulite e especialmente gestantes e mulheres com problemas de infertilidade.

Falar de dieta é quase polêmico, vejo as pessoas se confundirem com tanta informação e algumas fazem várias tentativas, pulam de uma dieta a outra até perceberem que dieta que funciona de verdade é aquela que você FAZ! Ou seja, aquela feita pra você, por você e com o objetivo de ser mais saudável não é mesmo? =)

 

fonte:  http://www.inteligencianutricional.com.br/?p=2123

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Corpo com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s